quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dieta para insuficiência renal canina...

Eu tive uma cachorrinha, Conceição, que sofria de insuficiência renal.

Como a insuficiência renal causa gastrite no cão, o paladar do mesmo fica bem comprometido. As rações específicas para doentes renais não são lá muito palatáveis. A ração da Royal Canin Renal não é exatamente a ideal para o tratamento mas é a mais palatável.

Por sorte, conheci um jovem veterinário que me apresentou material de dieta de um curso que fez com uma veterinária nefróloga. Curioso é que a dieta é pouco divulgada pois, dificilmente (segundo o veterinário) os donos de cães cozinham. Será verdade?

Acabei anotando a receita para insuficiência moderada e grave. Minha amada Conceição aceitou muito bem e se fartou com apetite!

INSUFICIÊNCIA RENAL MODERADA

Ingredientes:
125 gramas de carne moída (optei por músculo pois tem menos gordura)
1 ovo grande cozido e picado
2 xícaras de arroz
3 fatias de pão branco picadas (pão de sanduíche, com a casca)
1 colher de chá de carbonato de cálcio (suplemento vitamínico mineral).

Modo de fazer:
Cozinhe (em panela grande) as 2 xícaras de arroz com 4 xícaras de água junto com a carne moída. Misture bem antes de começar a cozinhar para que a carne deixe seu sabor em todo o arroz. NÃO COLOQUE SAL, o mesmo já tem em quantidade suficiente no pão.
Deixe esfriar um pouco e misture ao arroz o ovo, o pão e o carbonato.

Rendimento: +- 560 gramas

Dados técnicos:
Energia metabolizável +- 925 kcal/receita
Calorias: 17% proteínas, 30% gorduras e 53% carboidratos.


INSUFICIÊNCIA RENAL GRAVE

Ingrediente:
2 1/2 xícaras de arroz
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 ovo grande cozido e picado
1/4 colher de chá de carbonato de cálcio (suplemento vitamínico mineral)
1/4 colher de chá de sal.

Modo de fazer:
Cozinhe o arroz com o sal e depois de cozido acrescente o óleo, ovo e o carbonato.

Rendimento: +- 500 gramas

Dados técnicos:
Calorias: 8% de proteínas, 39% gorduras e 53% carboidratos.

* Complementar com vitamina B proporcional ao tamanho do cão.
** Outros suplementos devem ser cuidadosamente analisados, há alguns que são altamente tóxicos para esta condição.
*** A dieta para cães com insuficiência renal deve ter como regra básica um baixo percentual de proteínas.Tenha em mente que a carne tem alto teor de proteína.
**** Deixe seu cão tomar água. Ele vai urinar muito, mas é só com água que ele pode tentar "limpar" seus rins das toxinas.

Espero que ajude vocês e seus amados peludos!




14 comentários:

  1. Por favor, onde eu encontro o carbonato de cálcio ?

    ResponderExcluir
  2. Por favor, onde eu encontro o carbonato de cálcio ?

    ResponderExcluir
  3. O veterinário disse pra não dar nada de origen animal...leite,queijo,carne...somente ovo.

    ResponderExcluir
  4. Então posso dá ovo para meu cachorro com insuficiência renal?

    ResponderExcluir
  5. Então posso dá ovo para meu cachorro com insuficiência renal?

    ResponderExcluir
  6. Carboanto de calcio vc compra em farmacias ou farmacias especiais para pet. Debora, sera que pode varias tb com frango ou peixe?

    ResponderExcluir
  7. Carboanto de calcio vc compra em farmacias ou farmacias especiais para pet. Debora, sera que pode varias tb com frango ou peixe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casca do ovo moída substitui o carbonato, estou fzd dieta com fígado.

      Excluir
  8. Loucura dar ovo e carne pra um cachorro com insuficiência renal aguda como o meu... se eu der isso pra ele, ele morre de vez coitado. A ração renal da Royal canin meu vet falou que é boa sim pra alimentação dele e foi a única que ele comeu direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vez explicou q o animal não pode ficar sem proteína, deve se dar menos e depende de qual, mas indicado peixe e fígado, pouca porção. #ficadica

      Excluir