terça-feira, 26 de abril de 2011

Como semear rosas...

Semar rosas é algo que a princípio parece super complicado. Eu segui os passos e...funcionou! Infelizmente minhas roseirinhas não vingaram por conta de meu jardim mesmo. Para não chamá-lo de mal cuidado prefiro o termo "selvagem", onde formigas carregadeiras transitam livremente e rosas, antes mesmo de videiras, são o prato favorito delas!
Vamos então ao tutorial
Este é o aspecto de uma rosa depois de polinizada. Já caíram as pétalas e se formou esta bola, cheia de sementes que estão em início de maturação. Ainda levará em torno de 5 meses até que as sementes estejam maduras.
Esta já está madura. Dependendo da espécie, a coloração pode variar muito podendo ser tons de vermelho ou até marrons profundos. Mesmo que a casca apresente manchas, não compromete as sementes.

Nesta imagem você já pode ver as sementes maduras. Corte a casca e verifique se as sementes estão clarinhas como as da foto. Mesmo que algumas apresentem um tom mais escuro ou manchas, não as descarte ainda.
 Estas são as sementes já retiradas limpas. Note que ao retirar as sementes você vai precisar de uma faca sem ponta para ajudar não só a removê-las da casca como também raspar os pelos que ficam em volta da semente.
Agora não tenho mais imagens para mostrar como o processo continua... então vou explicando.
- Com as sementes limpas (sem pelos ou impurezas incrustradas na superfície) prepare um copo de água com duas colheres de água sanitária. Mergulhe as sementes nesta solução e mexa com uma colher a ver se todas vão ao fundo do copo. As que insistirem em boiar, descarte. Deixe nesta solução por umas duas até 4 horas no máximo.
- Usando um coador, lave bem as sementes retirando qualquer vestígio da água sanitária.
- Coloque em um copo o tanto de peróxido a 3% (não se assuste, é água oxigenada de farmácia, dessas para limpar ferimentos...baratinha...!) que cubra bem as sementes e deixe nessa imerção por 24 horas (não esqueça o passo anterior... lave bem as sementes....cloro e peróxido podem formar reação química).
- Coe novamente debaixo de água corrente. Tenha em mãos um pedaço de pano velho e esfregue vigorosamente cada semente. Você vai notar que vai se desprendendo uma espécie de capa um pouco gosmenta.. esfregue e retire todo este resíduo (é trabalhoso...). Alguns tutoriais que encontrei sugerem o uso de liquidificador no modo pulsar para desprender esta camada. Eu optei pelo pano pois tive receio de danificar as sementes. Esta camada tem que ser bem removida pois é o inibidor de germinação, ok?
- Prepare uma bandejinha de plástico, do tipo descartável, alguma que você comprou no mercado, do tipo que as padarias vendem brioches, brigadeiros, etc com 50% vermiculita (fácil de achar em floriculturas e barata também) e 50% terra esterilizada (para esterilizar solo, eu pego uma tigela de vidro para microondas, coloco terra bem úmida e em potencia máxima deixo o tempo necessário para um completo cozimento, e deixo resfriar). Pode também acrescentar um pouco de areia grossa bem lavada.
- Coloque cada semente por vez, introduzindo-as neste substrato cerca de 1cm de profundidade.
- Com um pulverizador doméstico umedeça a bandeja com uma mistura de meio a meio água filtrada e água oxigenada (o peróxido) e coloque em um saco tipo ziploc. Pulverize também o interior do saco para manter o ambiente úmido.
- Coloque a bandeja já fechada no saco dentro da geladeira, de preferência no compartimento de verduras ou na parte mais baixa. Alí deve permanecer de 6 a 10 semanas. Esse processo se chama "estratificação" e é fundamental para a germinação de rosas. Não esqueça de anotar a data para seu controle e verifique de vez em quando se o saco está embaçado... se estiver seco, pulverize mais água e feche de novo.
- Após esse período, retire da geladeira e e remova o saco. Atente para um detalhe. Só retire da geladeira se o  clima exterior estiver ameno, rosas não germinam no calor excessivo!!!! Pode até ocorrer de a germinação já se iniciar dentro da geladeira... neste caso deixe formar o primeiro par de folhas antes de retirar, isto em caso de o clima exterior esteja muito quente.
- Durante o período de germinação a bandeja deve ficar protegida do sol, receber somente luz indireta e também estar com o substato úmido (tente não molhar a planta diretamente). Aqui fica também uma dica... antes de preencher a bandeja com o substrato, faça uns furinhos no fundo e laterais inferiores para drenar... assim você não corre o risco de perder sua muda por excesso de água.
- Após a formação de 4 folhas "verdadeiras" você já pode pensar em transplantar suas mudas. Para tanto use vasos com terra adequada para roseiras (muitos mercados e floriculturas já vendem sacos de terra especial.
A roseira levará de 3 a 5 anos até chegar a maturidade.
Parece complicado...mas não é! Trabalhoso sim, mas o resultado compensa. Eu fiquei extasiada quando ví as primeiras mudas... uma até chegou a formar uma pequena rosa! Infelizmente no momento não posso postar as fotos da minha experiência pois as imagens estão no outro computador que queimou com um raio...ui! Assim que consertá-lo, farei um "update" neste post.
Divirtam-se!

UPDATE:
Incluindo a imagem (de péssima qualidade) da rosa que eu mesma semeei. Um detalhe importante: a rosinha que floriu não é de longe parecida com as sementes que colhi no próprio pé... creio que se trata de rosa enxertada. Valeu a experiência! ;)

19 comentários:

  1. Olá..
    Eu já coloquei umas sementes minhas na geladeira faz umas boas semanas. Estou com medo de todo esse processo ser em vão. você já conseguiu todas as outras fotos do processo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio...
      Se você seguiu a risca todas as etapas elas devem germinar sim! As minhas iniciaram ainda dentro da geladeira antes das 10 semanas. Se você já ultrapassou esse período pode tirar e deixar em local ameno, porém mantenha a umidade do substrato, ok?
      Não acessei ainda o HD que tem algumas fotos do pós-germinado. Também não tentei mais germinar rosas ;)
      Boa sorte!

      Excluir
  2. Olá Caio,
    Se você seguiu a risca todas as etapas elas devem germinar sim! As minhas iniciaram ainda dentro da geladeira antes das 10 semanas. Se você já ultrapassou esse período pode tirar e deixar em local ameno, porém mantenha a umidade do substrato, ok?
    Não acessei ainda o HD que tem algumas fotos do pós-germinado. Também não tentei mais germinar rosas ;)
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Débora,
    Primeiramente parabéns pelo seu blog!!
    Sabe me dizer se somente plantando as sementes diretamente no substrato elas podem brotar ou eu necessariamente tenho que fazer o processo de estratificação a frio?
    Minhas sementes já estão a umas boas semanas na geladeira e até agora nada. Estou começando a ficar triste com elas.
    Você coletou as sementes diretamente da flor??
    Eu estou desconfiado das minhas pela demora, pois as comprei no Mercado Livre
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio!
      Esse processo todo é necessário... não tem outro jeito!
      As que experimentei coletei diretamente de um pé de rosas belíssimo. Foi uma experiência; creio que a planta mãe é enxertada pois um rosinha que brotou veio beeeem diferente!
      O valor dessa experiência é muito válido se você deseja cultivar rosas num futuro. Explico: é bem provável que a maioria de sementes que você venha a coletar não saiam iguais a planta mãe pois a maioria das rosas comercializadas é enxertada.
      Comprar pelo Mercado Livre ou Ebay é arriscado.
      A semente de rosa é trabalhosa pois passa por muitos processos para viabilizar sua germinação... mas não é complicado!
      Sementes de lótus, por exemplo, necessitam ser revolvidas cuidadosamente em caixas com areia e água até retirar a fina película que impede a germinação. A protea necessita de fogo para "acordar"... tudo tem sua manha!
      Existem muitos clubes nos EUA que são especializados em reproduzir e criar novas rosas... coisas das senhorinhas aposentadas de lá...rs! São grandes colecionadoras e fazem parte de grupos. Caso consiga entrar em algum, por lá pode pedir sementes.
      Faça assim, retire o que tem na geladeira, veja se as sementes afundam em um copo de água e faça todo o processo (desconfio que as suas ainda tem a camada que impede a germinação).
      Abraço e boa sorte!
      (vou tentar postar a foto das minhas... desfocada... mas serve)

      Excluir
  4. Ola Deborah, sou amante das rosas. Comprei as sementes numa loja do mercado livre. Ja foram tratados, mesmo assim preciso colocar agua oxigenada para umedecer o substrato antes de ir a geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês,
      Eu segui instruções de alguns sites de germinação de rosas onde você mesmo pega e trata a semente... Imagino que a água oxigenada, por ser antisséptica, tem essa recomendação. O importante é que o substrato seja estéril! Boa sorte!

      Excluir
  5. Olá Débora, quanto tempo, aproximadamente, da semente a flor? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. bom dia amiga eu adoro rosas e tanto que tenho de varias cores mais eu queria a salmor ja comprei as semente no mercado livre mas nao naseu aina ja tem 2 mese de semeada pore nao fiz o procedimento que esta no seu blog e ja comprei outas sementes pode faz o prosedimento que voce ta ensinando

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse processo da agua oxigenada é para acelerar a germinação? Porque encontrei algumas informações na internet que fala apenas para colocar as sementes na geladeira enroladas em um algodão molhado durante um longo tempo. O que você me indica? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A água oxigenada é para retirar uma fina película da semente que age como inibidor de germinação. note que não basta apenas dar esse "banho". É necessário esfregar a semente em um pano, com vigor, para retirar essa película. Você vai perceber que o pano vai ficando "sujinho" num tom amarelado...
      Essa orientação de germinação eu pesquisei na net em sites de grupos nos EUA que se dedicam a criação de novas variedades de rosa. Testei e... funcionou!

      Excluir
  8. Oi td bem? Comprei umas sementes de um fornecedor para plantar. Será que essas sementes já passaram por esse processo de água sanitária e peróxido?

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Seguindo suas orientações passo a passo consegui germinar algumas sementes, estou muito contente, Já havia tentado anteriormente sem sucesso o zip lock com papel. Das 90 sementes eu consegui 12 tá bom para uma primeira vez. Se quiser vê-las segue o link do meu face. obrigada! https://www.facebook.com/nelcirene/media_set?set=a.597034803700242.1073741830.100001811848616&type=1

    ResponderExcluir
  10. Oi...comprei muitas sementes de flores diversas, inclusive rosas exóticas no mercado livre. Vi um comentário aí que raramente as sementes deles vão pra frente. Fiquei triste. E a orientação deles não falava nada sobre esfregar as sementes como vc disse. Somente de colocar de molho na água oxigenada e colocar na geladeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Água oxigenada funciona nas sementes como bactericida e/ou fungicida, da mesma forma como quando empregada em nosso corpo.

      Excluir
  11. Compre umas semente de rosa na China e não sei como planta VC pode me dizer como fazer

    ResponderExcluir
  12. Olá.... gostaria de saber se esse processo serve também para sementes de rosas trepadeiras..

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu comprei umas sementes no ML e fiz o procedimento de estratificação, no entanto elas ainda estão na geladeira já vão completar umas 7 semanas em alguns dias. Estou bastante ansioso e dei uma olhada em algumas ontem, vi que as sementes ficaram mais avermelhadas e o pontinho por onde sairá o broto mais escuro (não preto apenas mais escuro), mas e aí ? acha que elas iram germinar mesmo ? ta dando trabalho kkk

    ResponderExcluir